Informação sobre a edição do curso

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  • Duração35.0 horas
  • Dias5
  • Local de FormaçãoFormação à Distância

    -
  • Fim13/01/2022
  • Datas de Realização

    Esta ação irá decorrer na modalidade de formação a distância com a duração de 35h, divididas em 5 sessões síncronas (3h/cada) e as restantes assíncronas.
    As sessões síncronas estão agendadas para os seguintes dias: dias 9, 15 e 21 de dezembro de 2021, 6 e 13 de janeiro de 2022, das 19h30 às 22h30.

  • Condições de Inscrição

    Destinatários:

    Este curso destina-se a formadores, professores, gestores e técnicos de formação, que pretendam desenvolver cursos em regime e-learning.

    Documentação obrigatória:

    - Cópia do Cartão de Cidadão autorizado pelo formando para efeitos de formação;

    - Cópia do Certificado de Habilitações;

    - Cópia do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas

    NOTA: PARA A FREQUÊNCIA DESTA AÇÃO, OS CANDIDATOS DEVERÃO: possuir computador com acesso à internet, microfone e câmara.

  • Objetivo Geral

    Dotar os/as formandos/as de competências para o desenvolvimento, planeamento e implementação de um curso a distância na plataforma MOODLE.

  • Objetivos Específicos

    O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, estejam aptos a:
    a) Identificar técnicas e instrumentos de criação de conteúdos educativos digitais e sua avaliação.
    b) Implementar técnicas de planeamento e criação de conteúdos educativos.
    c) Utilizar ferramentas da plataforma para criar um e-conteúdo.
    d) Selecionar e adaptar conteúdos externos.

  • Conteúdos Programáticos

    • Introdução ao e-Learning e ao Ambiente Online
      • Definir os conceitos relacionados com o e-learning e as novas dimensões do ensino/aprendizagem no e-learning.
      • Reconhecer as mudanças no papel do e-formando e e-formador face ao modelo de formação presencial.
    • Design de Cursos de Formação Online
      • Selecionar e aplicar modelos de planeamento de cursos online.
      • Identificar e utilizar as funcionalidades da plataforma para estruturar o curso.
    • Avaliação da Aprendizagem Online
      • Identificar e aplicar conceitos e princípios da avaliação da aprendizagem online.
      • Distinguir e selecionar estratégias de acompanhamento e avaliação da aprendizagem online.
      • Identificar e utilizar as funcionalidades da plataforma para construir instrumentos de avaliação.
    • Dinamização da Aprendizagem Online
      • Identificar e avaliar as estratégias de dinamização e comunicação online.
      • Propor mecanismos promotores da motivação e envolvimento dos e-formandos.
      • Elaborar o plano de dinamização e comunicação adequado ao seu curso em desenvolvimento na plataforma de simulação.
    • Criação e Utilização de Conteúdos Educativos
      • Identificar técnicas e instrumentos de criação de conteúdos educativos digitais e sua avaliação.
      • Implementar técnicas de planeamento e criação de conteúdos educativos.
      • Utilizar ferramentas da plataforma para criar um e-conteúdo.
      • Selecionar e adaptar conteúdos externos.

  • Observações

    • A inscrição só é válida após a entrega de toda a documentação solicitada, bem como o pagamento de 75 €, sendo o restante valor pago até ao início da ação ou por outra forma a acordar com o GABINAE;
    • Os valores apresentados são isentos de IVA;
    • O número de participantes é limitado a 12 participantes;
    • Só se aceitam devoluções do valor de inscrição se a mesma for cancelada até 5 dias úteis antes da data de início do curso, por escrito e por motivos devidamente justificados;
    • No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 95% das sessões e tenha avaliação final positiva.
    • Candidatos/as com habilitações académicas obtidas no estrangeiro terão de solicitar a equivalência do certificado/diploma ao sistema educativo português (não é aceite para efeitos de acesso ao Curso FPIF e ao CCP, como comprovativo de habilitações académicas).

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