Informação sobre a edição do curso

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  • Duração25.0 horas
  • Dias7
  • Local de FormaçãoCaldas da Rainha - a designar

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  • Início10/01/2022
  • Fim31/01/2022
  • Datas de Realização

    Esta ação irá decorrer de 10 a 31 de janeiro, das 19h30 às 23h00 (1º dia das 19h30 às 23h30) , às 2ª e 4ª feiras, em Caldas da Rainha.

  • Condições de Inscrição

    DESTINATÁRIOS:

    • Ativos empregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano;
    • Não são elegíveis estudantes e reformados. Cidadãos estrangeiros apenas detentores de Título de Residência e Certificado de Habilitações reconhecido em Portugal.

     

    PARA A FREQUÊNCIA DESTA AÇÃO, OS CANDIDATOS DEVERÃO:

    • Ter interesse em aperfeiçoar/atualizar conhecimentos nas respetivas temáticas da formação;
    • Ter idade igual ou superior a 18 anos.

     

    ENTREGAR NO ATO DE INSCRIÇÃO:

    Através do email cursos@gabinae.pt ou na área pessoal, seguindo o caminho LOGIN > E-SECRETARIA > DOCUMENTOS

    • Cópia do Cartão de Cidadão autorizado pelo/a formando/a;
    • Cópia do Certificado de Habilitações;
    • Comprovativo de NIB em nome do/a formando/a;
    • Comprovativo de situação profissional:
      • Trabalhador por conta de outrém:
        • Declaração da entidade patronal (assinada, carimbada e datada) com o horário de trabalho do/a formando/a discriminado;
          OU
        • Recibo de vencimento do mês anterior ao início da formação;
      • Trabalhador por conta própria:
        • PrintScreen da situação cadastral do website das finanças, onde seja visível a data de consulta e o nome do/a formando/a;
        • Declaração de horário de trabalho;
    • Comprovativo de morada.

     

    A inscrição só será validada e aceite após análise da documentação entregue.

  • Objetivo Geral

    Dotar os/as formandos/as de conhecimentos de psicologia enquanto área que estuda o comportamento humano e as particularidades comportamentais subjacentes às diferentes idades do ser humano.

  • Objetivos Específicos

    • Pretende-se que no final da ação os/as formandos/as consigam:
    • Reconhecer a Psicologia como área científica que estuda o comportamento humano na sua complexidade e na diversidade de contextos em que este se manifesta;
    • Reconhecer a especificidade da Psicologia, face a outras disciplinas científicas próximas e relativamente a crenças do senso comum;
    • Reconhecer a evolução da Psicologia como ciência, em termos de objecto e método de estudo;
    • Identificar as principais áreas de investigação e intervenção psicológica na atualidade;
    • Reconhecer os fatores, processos e dimensões envolvidas no desenvolvimento humano;
    • Identificar as diferentes fases do desenvolvimento e afirmação da sexualidade;
    • Identificar as particularidades comportamentais subjacentes às diferentes idades do ser humano;
    • Reconhecer a importância da intervenção da Psicologia no desenvolvimento humano em termos de valorização pessoal;
    • Descrever as principais características e formas de atuar em públicos de diferentes idades.

  • Conteúdos Programáticos

    • Psicologia – evolução e áreas de intervenção
      • Psicologia como ciência
        • Conceito
        • Objecto de estudo
        • Delimitação e interfaces com outras áreas científicas próximas
        • Complexidade e subjetividade do comportamento humano
        • Conhecimento do senso comum e conhecimento científico
      • Evolução da Psicologia como ciência
        • Influência e autonomia face à Filosofia
        • Ideal positivista
      • Fases fundamentais da construção da Psicologia como ciência
        • Psicologia dos estados e conteúdos da consciência
          • Wundt e o primeiro laboratório de Psicologia
          • Método introspetivo
          • Limitações do método introspetivo - dessubjectivação do psiquismo
        • Behaviorismo radical
          • Reflexo condicionado de Pavlov
          • Lei do Efeito de Thorndike
          • Watson
          • Limitações da teoria de Watson - dessubjectivação do comportamento
        • Behaviorismo subjectivo
          • Psicanálise de Freud
          • Movimento “cognitivista”
        • O desafio atual: integrar o estudo das dimensões cognitiva e afetiva do comportamento
      • Áreas de especialização em Psicologia
        • Domínios tradicionais de investigação e intervenção em Psicologia
          • Psicologia clínica
          • Psicologia da educação
          • Psicologia social e das organizações
    • Definição e fatores do desenvolvimento humano
      • Actuais domínios da Psicologia
      • Tendências futuras da Psicologia
      • Psicologia em Portugal
        • Oportunidades de formação e contextos de prática profissional
      • Definição de desenvolvimento humano
        • Natureza e cultura
        • Hereditariedade e meio
        • Crescimento e maturação
      • Níveis de desenvolvimento
        • Filogénese
        • Ontogénese
        • Epigénese
      • Bases biológicas do comportamento
        • Anatomia
        • Fisiologia do sistema nervoso
      • Estádios de desenvolvimento
      • Desenvolvimento life-span
    • Etapas do desenvolvimento humano – características e fundamentos teóricos
      • Teorias do Desenvolvimento
        • Piaget
          • Desenvolvimento cognitivo
        • Freud
          • Desenvolvimento psicossexual
        • Erik Erikson
          • Desenvolvimento psicossocial
        • Donald Super
          • Desenvolvimento vocacional
      • Etapas do desenvolvimento
        • Período pré-natal
        • Infância
        • Adolescência
        • Idade adulta
        • Velhice
      • Sexualidade humana
      • Desenvolvimento humano na infância
        • Crescimento físico e desenvolvimento psicomotor
        • Capacidade de representação e função simbólica
        • Desenvolvimento da linguagem
      • Desenvolvimento humano na adolescência
        • Transformações físicas
          • Puberdade
        • Identidade
          • Desenvolvimento sócio-afectivo
        • Raciocínio formal
          • Pensamento hipotético-dedutivo
        • Exploração
        • Primeiras experiências profissionais
      • Desenvolvimento humano na idade adulta
        • Passagem da juventude para a idade adulta
        • Papéis sociais, familiares e profissionais
      • Desenvolvimento humano na velhice
        • Transformações cognitivas
          • Sabedoria
        • Transformações sócio-afetivas
          • Descompromisso profissional
          • Aposentação
          • Viuvez
          • Abandono familiar
          • Idoso institucionalizado
        • Envelhecimento activo
        • Promoção do bem-estar e da qualidade de vida
    • Transição como processo presente ao longo da vida
      • Transições programadas
      • Transições imprevistas
      • Papel do desenvolvimento de projetos na preparação das transições
      • Transição do contexto de escola para o mundo do trabalho

  • Observações

    REGALIAS:

    • Formação gratuita;
    • Subsídio de alimentação (4,77€/dia de frequência com duração igual ou superior a 3 horas), quando a formação é realizada fora do horário de trabalho - situação a comprovar exclusivamente através da declaração da entidade patronal;
    • Certificado de Qualificações;

     

    NOTAS:

    • Os seus dados serão enviados para o Centro Qualifica mais próximo da sua área de residência, que poderá entrar em contacto consigo no âmbito do processo de inscrição;
    • As inscrições serão aceites por ordem cronológica de chegada. O número de vagas é limitado, pelo que só serão consideradas as inscrições válidas, após a entrega de toda a documentação solicitada para os locais indicados;
    • A documentação entregue é autorizada para utilização no processo de formação em que se inscreve, incluindo autoridades reguladoras associadas;
    • Esta formação cumpre com o disposto no Artigo 131º da Lei nº93/2019, de 4 de setembro (Código de Trabalho) e não tem quaisquer custos para a empresa, nem para o trabalhador;
    • No caso de formação em regime presencial, a atividade formativa é realizada em espaço amplo, de modo a assegurar o cumprimento das orientações da Direção Geral da Saúde, nomeadamente em matéria de higienização e distanciamento físico, para garantir a segurança e saúde de todos os intervenientes;
    • O GABINAE reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos;
    • O formando que já realizou determinada UFCD não pode repetir;
    • No caso de percursos de formação, não é possível a realização de UFCD's de forma isolada.

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